Você poderia informar as pessoas sobre seus negócios, sentando-as em uma sala de aula e conversando por uma hora – mas quanto de sua apresentação elas lembrariam?

As probabilidades são, não muito. E qual a probabilidade de eles realmente comprarem seu produto ou serviço depois de ouvir essa palestra?

Você adivinhou, não muito.

É aí que entra o marketing experimental.

O marketing experimental, também chamado de marketing de engajamento, pega o processo de “conscientizar os clientes em potencial do que sua empresa oferece” e o transforma em uma aventura divertida e emocionante.

Em vez de simplesmente ouvir uma apresentação ou levar para casa um folheto, os clientes obtêm uma experiência prática do mundo real, de 360 ​​graus e envolvente, que eles lembrarão, documentarão e talvez até compartilharão nas mídias sociais.

O que constitui marketing experimental?

O marketing experimental não é simplesmente hospedar um evento ou conversar com os clientes pessoalmente. Uma estratégia de marketing experimental bem-sucedida oferece aos clientes algo para ajudá-los a aprender sobre o que sua empresa faz.

Nos últimos anos, muitas empresas, grandes e pequenas, criaram experiências memoráveis ​​de marketing das quais as pessoas ainda falam hoje. O Facebook fez uma turnê com o “IQ Live”, uma combinação de loja / café onde clientes e proprietários de empresas poderiam aprender sobre como o Facebook era usado no dia a dia das pessoas.

A marca de cerveja Guinness enviou representantes de vendas para bares em todo o mundo, oferecendo a chance de ganhar bilhetes de jato particular exclusivos da “Guinness Class”. Algumas campanhas de marketing experiencial chegaram a fazer história – em 2012, a bebida energética Red Bull patrocinou um esforço para quebrar o recorde de paraquedismo “mais alto do mundo”.

Então, posso fazê-lo em um orçamento?

Esses exemplos podem parecer bastante elaborados. Eles podem fazer você pensar: posso fazer meu marketing experimental com um orçamento limitado?

A resposta é sim, claro! O marketing de engajamento é muito mais do que dinheiro – trata-se de interagir com seus clientes de maneira memorável. Aqui estão algumas dicas para criar uma experiência de marketing que será compartilhada, tuitada e postada em blog muito depois de sua conclusão.

Envolver os sentidos

Deixe seus clientes fazerem mais do que apenas ouvir. Forneça displays coloridos e atraentes para eles olharem (e tirar fotos com!) Dê a eles itens para tocar e brincar, seja este um exemplo do seu produto ou um “swag” da marca.

Você pode até envolver o paladar e o olfato integrando itens comestíveis à sua experiência – a comida é, afinal, uma das maneiras principais de atrair a atenção de uma pessoa!

Ofereça lanches ou doces grátis em troca de postar ou twittar sobre sua empresa ou permita que os clientes criem ou decorem itens de comida, como cupcakes, nas cores exclusivas da sua marca.

Encontre a diversão

Há apenas uma palavra usada para indicar uma campanha de marketing experimental malsucedida: “chata”. Acima de tudo, o marketing experimental deve ser divertido. Deve ser algo que seus clientes desejam ativamente, a ponto de estarem dispostos a levar um tempo pequeno até o dia para fazê-lo.

Um caminho rápido para “encontrar a diversão” é através da gamificação. Estruture sua experiência de marketing como um jogo interativo. Organize uma caça ao tesouro de fotos, peça aos participantes que corram para montar um exemplo de seu produto ou que eles usem habilidades relacionadas à sua empresa para resolver um quebra-cabeça ou sair de uma sala de fuga.

Não se esqueça de oferecer prêmios relevantes e de marca no final!


Criar algo duradouro

Uma queda percebida do marketing experimental é que ele geralmente é temporário, sendo um engajamento limitado do qual apenas algumas pessoas participam.

No entanto, você pode transformar essa fraqueza em uma força centrando seu marketing de engajamento na criação de um legado duradouro.

Peça aos próprios participantes que contribuam para um mural, instalação de arte ou outro projeto criativo. Dê a eles espaço para falar e expressar seus sentimentos sobre sua marca e negócios.

Como alternativa, permita que eles participem das decisões votando em um novo nome de produto, slogan ou até mesmo no destinatário de uma doação de caridade da sua empresa.

Aproveite as mídias sociais, adotando-as como parte de seu marketing experimental.

Crie uma hashtag associada ao evento e incentive os participantes a usá-lo.

Não se esqueça de incluir muitas oportunidades de fotos prontas para o Instagram!

Usar ativos existentes

Por fim, crie uma experiência consciente do orçamento, colocando seus recursos existentes para trabalhar. Você não precisa alugar um prédio inteiro – hospede uma experiência de marketing em uma conferência ou feira comercial.

Como alternativa, use um local preexistente, onde é provável que grandes grupos de pessoas se reúnam, como um ônibus ou estação de trem, reunião de caminhões de alimentos ou festival ou feira local.

Você também pode formar parcerias com outras marcas para criar um evento de marketing experimental duplo focado em vocês dois. Os fornecedores de alimentos e bebidas e os proprietários de caminhões de alimentos são ótimos parceiros – as pessoas gostam de comer.

Com os recursos certos, você fará com que os clientes falem sobre sua marca por anos sem precisar gastar muito!